Projetos

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O GEDAM como uma organização comunitária, desde sempre, pautou suas ações a partir da participação efetiva da comunidade. A organização sempre se empenhou em mobilizar os moradores da Vila Ventosa para protagonizarem soluções para os maiores problemas existentes. Partindo disso, a proposta pedagógica da organização se baseia em 3 pilares pedagógicos: Ubuntu, Integralidade e Sustentabilidade.

Ubuntu

  • “Escuta atenta”: compreendo o processo de escuta ativa, onde todos os envolvidos têm a oportunidade de se manifestar e expressar suas opiniões, sugestões e questionamentos. Essa manifestação pode acontecer entre grupos e com a equipe técnica que conduz o trabalho considerando essa escuta atenta como um valor essencial para o trabalho; 
  • Construção coletiva: dentro do processo comunitário, priorizamos a participação de nosso público em todas as construções, entendendo que esse envolvimento é fator primordial para que as ações propostas estejam em consonância com as demandas da comunidade; 
  • Coerência metodológica: a partir do processo de construção coletiva, o uso das metodologias e tecnologias sociais tem como princípio atender efetivamente as demandas partindo dos contextos nos quais os beneficiários estão inseridos, sendo os mesmos, protagonistas das ações. 
    Essa escolha leva em consideração as transformações necessárias para inclusão social e melhoria das condições de vida do público-alvo.  

Integralidade

Outro pilar pedagógico é a integralidade, ou seja, consideramos que a participação da família, como um todo, é de suma importância para que haja consistência do decorrer do processo. Essa participação se dá, considerando suas especificidades e necessidades, resultando em um processo de desenvolvimento familiar integral. 

Sustentabilidade

O pilar sustentabilidade é o fechamento do ciclo pedagógico da organização. Acreditamos que é de extrema importância que em todo o trabalho tenhamos momentos de reflexão, buscando identificar como os impactos podem ser sustentáveis. 

PROGRAMAS & PROJETOS

Programa SUPORTE SOCIAL
TECENDO VALORES EM FAMÍLIA

OBJETIVO:

Desenvolver as competências familiares para o fortalecimento dos vínculos e promoção de ambientes seguros e saudáveis.

JUSTIFICATIVA:

A família possui papel fundamental no desenvolvimento do indivíduo, assumindo as funções de proteção e socialização dos seus membros, geradora de afeto, segurança, estabilidade e de autoridade. Os vínculos familiares enfraquecidos a fragilidade da comunicação entre pais e filhos, agressividade, desrespeito são apenas alguns dos problemas enfrentados o tempo todo pelas nossas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social caracterizada pela privação de renda, pobreza, violência doméstica, negligência, abandono e exploração infantil, dentre outros. Esse enfraquecimento da convivência familiar prejudica o desenvolvimento da criança, adolescente e jovem, e gera um problema adicional de fragilidade e rompimento dos vínculos familiares e afetivos.

ODS's:

ODS 03: Saúde e Bem Estar
ODS 10: Redução das Desigualdades
ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Descrição: Apoiar, orientar e encaminhar as famílias no conhecimento e acesso dos direitos sociais, ampliando as alternativas de inserção social e promovendo ações que priorizem o seu desenvolvimento, também complementar as ações da mesma e da comunidade no fortalecimento dos vínculos familiares, sociais, proteção e desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens. 

Objetivos:

  • Encaminhar as famílias nos serviços e atendimentos socioassistenciais oferecidos na rede;
  • Potencializar para que consigam lidar com os conflitos.
  • Fornecer subsídio para que pais e responsáveis adquiram habilidades para a resolução de problemas na interação pais e filhos;
  • Contribuir para o fortalecimento da convivência familiar visando a construção e reconstrução de vínculos saudáveis.

Atividades:

  • Acolhimento e escuta às famílias;
  • Oficinas criativas de brinquedos, contação de história, resgate de cantigas e brincadeiras de rodas para as criança e seus pais / responsáveis;
  • Realização de seminários, rodas de conversa e debates para informar e formar sobre a Politica Nacional de Assistência Social;
  • Rodas de conversa para trocas culturais e de vivências;
  • Oficina de fortalecimento de vínculos/encontros de gerações pais e filhos;
  • Promoção de eventos.

Metodologias/tecnologias sociais:

  • Terapia Comunitária;
  • Bons tratos em família;
  • Animador Comunitário.

Descrição: Preparar, formar e dar suporte ao grupo de mulheres voluntárias representantes da comunidade estimulando a prática de liderança como agentes multiplicadores de conhecimento e informação junto às famílias que acompanham, propiciando mudanças significativas em suas vidas e na comunidade.

Objetivos:

  • Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
  • Estimular e desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
  • Possibilitar ao grupo de mulheres voluntárias representantes da comunidade via formação continuada, reflexão sobre temáticas sociais de relevância comunitária, como: relação de gênero, protagonismo, autoestima e autoconfiança, a mulher como agente de transformação social, relações familiares e relações em grupo, planejamento familiar e sexualidade, violência doméstica e direitos da mulher.

Atividades:

  • Encontros mensais para formação e capacitação;
  • Visitas domiciliares;
  • Oficinas criativas com temas demandados;
  • Rodas de conversa para trocas culturais e de vivências;
  • Encontros e reuniões com pequenos grupos focais de famílias.

Metodologias/tecnologias sociais:

  • Terapia Comunitária;
  • Bons tratos em família;
  • Animador Comunitário.

Programa Educando para Vida

OBJETIVO:

Promover o desenvolvimento humano, criatividade, resgate da autoestima, lazer, desabrochar de talentos, vivência de cidadania cultural e artística, além da educação formal.

JUSTIFICATIVA:

Violência, falta de perspectiva, baixo desempenho escolar, falta de espaço para cultura e lazer, ausência de dialogo no seio familiar e vivência cidadã, e invisibilidade do poder público e sociedade, são apenas alguns exemplos de situações de vulnerabilidade social que as nossas crianças e adolescentes enfrentam em seu cotidiano.

Essa difícil realidade vivida pelas crianças e adolescentes provoca consequências a longo prazo, uma vez que os impede de vivenciar exercícios criativos, expressão de talentos, opiniões, socialização, participação cidadã e experimentação de novos aprendizados e diferentes valores, que serão importantes para a vivência familiar e comunitária, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, protagonismo social e autoestima.

Diante do contexto acima exposto, propomos trabalhar no âmbito imaterial, qual seja, nos esquemas individuais e coletivos para o exercício do esporte, arte, cultura, educação e socialização, e sobretudo, dar visibilidade positiva às nossas crianças e adolescentes.

ODS's:

ODS 03: Saúde e Bem Estar
ODS 04: Educação de Qualidade
ODS 10: Redução das Desigualdades
ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Descrição: A Creche Sementinha Alegre com a execução do atendimento à Educação Infantil, busca garantir o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos, ou seja, cognitivo e também físico e o socioemocional. O trabalho desenvolvido pretende assegurar que as crianças vivenciem cotidianamente ricas experiências, com diferentes materiais e em relações democráticas, participativas e respeitosas, que valorizem sempre suas experiências e suas falas.

Objetivo Geral:

Garantir o atendimento da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, promovendo o desenvolvimento integral da crianças de até 05 anos, em seus aspectos físico, psicológico, cognitivo e social, complementando a ação da família e da comunidade conforme previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em seu artigo 29.

Objetivos Específicos:

  • Oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais;
  • Promover a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais e às possibilidades de vivência da infância;
  • Promover o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas africanas, afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação;
  • Construir novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa;
  • Desenvolver ações que busquem a integralidade entre o cuidar e educar;
  • Garantir a participação, o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, bem como o respeito e a valorização de suas formas de organização;
  • Reconhecer as especificidades etárias, as singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades;
  • Garantir acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/super dotação;

Atividades:

  • Rodas de conversa, argumentação, história, danças e música;
  • Momentos de livre escolha da atividade;
  • Discussão e construção da rotina; avaliação da rotina;
  • Jogos e brincadeiras diversas;
  • Atividades de vida diária: higiene, alimentação e repouso;
  • Realização de registros: gráficos, desenhos, mapas, maquetes etc.

Metodologias/tecnologias sociais:

  • Proposições Curriculares para a Educação Infantil de Belo Horizonte.
  • Luta Pela Paz;
  • Claves

Descrição: Atendimento em turnos alternados às crianças e adolescentes de 06 a 14 anos, em horário complementar ao das escolas onde os mesmos se encontram matriculados e frequentes, implementando ações socioeducativas visando o desenvolvimento integral.

Objetivos:

  • Ampliar as oportunidades de desenvolvimento integral e aprendizagem das crianças e adolescentes;
  • Promover a interação social e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;
  • Estabelecer articulações institucionais possibilitando um atendimento socioeducativo em rede;
  • Promover a participação efetiva das crianças, adolescentes, famílias, escola e comunidade nos processos de planejamento, execução e avaliação do trabalho.

Atividades:

  • Acompanhamento pedagógico;
  • Educação ambiental;
  • Esporte e lazer;
  • Direitos humanos;
  • Cultura e artes;
  • Cultura digital;
  • Promoção da saúde e da alimentação saudável;
  • Comunicação e uso de mídias;
  • Entre outras.

Metodologias/tecnologias sociais:

  • O eixo metodológico que utilizamos, é focado na participação ativa de todos os envolvidos de forma dinâmica e criativa construindo novos conhecimentos e potencializando habilidades individuais a partir do interesse e desenvolvimento das crianças e adolescentes;
  • Luta Pela Paz;
  • Claves;
  • Aflatoun.

Descrição: Atendimento as crianças e adolescentes, com práticas esportivas, artísticas e culturais.

Objetivo:

Contribuir para o desenvolvimento humano, promoção da saúde, resgate da autoestima, lazer, desabrochar de talentos, construção de laços identitários, vivências de cidadania cultural e artística.

Atividades:

  • Muay Thai;
  • Futsal infantil;
  • Futsal Juvenil Masculino e Feminino;
  • Balé;
  • Inglês;
  • Artes;
  • Atividades recreativas.

Metodologias/tecnologias sociais:

  • O eixo metodológico que utilizamos, é focado na participação ativa de todos os envolvidos;
  • Luta Pela Paz.

Programa Desenvolvimento das Juventudes

OBJETIVO:

Promover o desenvolvimento das juventudes, sua criatividade, resgate da autoestima, lazer, vivência de cidadania e construção da identidade, ampliando sua perspectiva de futuro, para criarem seus projetos de vida de maneira positiva.

JUSTIFICATIVA:

Marcada por ser uma etapa na vida onde ocorrem profundas mudanças, os jovens da nossa comunidade, têm como quaisquer outros sujeitos nesta faixa etária, necessidade de desenvolvimento de suas habilidades pessoais e sociais.

Acreditamos que todo jovem é capaz de desenvolver seus potenciais a partir de estímulos e oportunidades, mesmo estando em uma área ou ambiente de vulnerabilidade e poucas oportunidades positivas voltadas para educação, esporte, cultura, etc....

Entendemos que um jovem que reconhece a si mesmo e consegue evidenciar e amadurecer suas potencialidades é capaz de passar por estas situações com muita resiliência e construir projetos de futuro consistentes.

ODS's:

ODS 04: Educação de Qualidade
ODS 10: Redução das Desigualdades
ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Descrição: A história da instituição começa com o trabalho de formação de líderes, sendo assim, dar continuidade nesse processo é algo extremamente importante e está nas raízes da instituição. É importante empoderar nossas juventudes para que consigam ir em busca de seus direitos e objetivos de vida, sendo uma potência nos meios onde vivem e na sociedade de forma geral.

Objetivo Geral:

Contribuir para formação de líderes através do desenvolvimento pessoal, social e político de jovens, visando torná-los capazes de consolidar sua identidade e enxergar a si mesmos como indivíduos dotados de habilidades para que atuem como multiplicadores de conhecimento e informação junto a juventude, propiciando mudanças significativas em suas vidas e na comunidade.

Objetivos específicos:

  • Oferecer espaço de escuta e construção de ferramentas e estratégias de representatividade;
  • Oferecer suporte para que jovens desenvolvam suas potencialidades de forma responsável;
  • Oportunizar os jovens para que sejam ponte entre a organização e a comunidade no que tange as demandas das juventudes.

Atividades:

  • Papo de mil;
  • Encontros semanais.
  • Reuniões quinzenais;
  • Formações e workshops específicos;
  • Intercâmbios;
  • Ações comunitárias.

Metodologias/tecnologias sociais:

  • Liderança juvenil -LPP;
  • MJPOP.

Descrição: A maioria do nosso público não tem condições financeiras para ter acesso contínuo a atividades culturais, esportivas, de lazer, recreação e etc.

Estendemos que o esporte, arte e cultura pode ser uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento, e se torna um meio importante para o fortalecimento da autoestima, construção de projeto de vida, reintegração familiar e comunitária, e desenvolvimento pessoal. Acreditamos que oferecendo um leque de atividades para nossos jovens eles consigam desenvolver habilidades pessoais que os façam se sentir mais valorizados e confiantes.

Objetivo Geral:

Garantir aos jovens, o acesso em oficinas de esporte, arte e cultura, promovendo o desenvolvimento humano, resgate da autoestima, lazer, desabrochar de talentos, vivências de cidadania cultural e artística.

Objetivos específicos:

  • Contribuir para que os jovens desenvolvam suas potencialidades e habilidades para vida, como: relacionamento saudável, autocontrole, resiliência etc…
  • Contribuir para que jovens tenham qualidade de vida.

Atividades:

  • Muay Thai;
  • Futsal Juvenil Masculino e Feminino;
  • Balé;
  • Inglês.

Metodologias/tecnologias sociais:

  • Luta Pela Paz.

DISTRIBUIÇÃO DE PÚBLICO

EM NOSSAS ATIVIDADES

Futsal
0
Artes Marciais
0
ed. Infantil
0
socialização
0
Balé
0
Inglês
0

Programa 01

Projeto Proteção Social

400 Famílias

Projeto Animador Comunitário

24 Animadoras Comunitárias

Programa 02

Projeto Inclusão Cultural e Esportiva

535 Crianças e Adolescentes de 06 a 14 Anos

Projeto Educação Infantil

227 Crianças de 00 a 05 Anos

Projeto Socialização

111 Crianças e Adolescentes de 06 a 14 Anos

Programa 03

Projeto Esporte, Arte e Cultura

130 Jovens de 15 a 24 Anos

Projeto Liderança Juvenil

17 Jovens de 15 a 24 Anos

Como Participar?

Para participar de nossas atividades, verifique os critérios de participação entrando em contato em nossos canais de comunicação.